Cadeira 3: IZAIAS MOURA

Izaias Moura

 

 

Membro da Academia Literária
Padrinho:

 

Izaias Francisco de Moura, poeta cordelista é natural de Custódia (PE), sendo filho de Francisco Sebastião de Moura e Maria de Lourdes A. de Moura. Gosta de literatura de cordel desde menino e hoje tem alguns folhetos publicados. Assistiu grandes cantorias, inclusive do poeta Diniz Vitorino, de quem se tornou um perene admirador. É casado com Regina Moura e gerou dois filhos com a mesma. Escolheu o poeta João Furiba para ser seu patrono, por se tratar de outra grande referência na cultura nordestina. Descendente de quilombolas e indígenas, coloca as marcas dessa ancestralidade em sua poesia, de forma lírica e sentimental. Izaias Moura também escreve e glosa motes, com muita inspiração.

 

Patrono

João Furiba

Nasceu em Taquaritinga do Norte, Pernambuco, mas viveu boa parte de sua vida em Sumé, no Cariri da Paraíba. Há algum tempo ele vivia na cidade de Triunfo, no Sertão da Paraíba, com a sua terceira esposa.

O artista era considerado uma lenda da cantoria nordestina e estava incluído entre os maiores repentistas de todos os tempos. Gravou vários discos e publicou o livro Furiba: falando a Verdade.

Faleceu aos cem anos de idade em 2019.

Um comentário em “Cadeira 3: IZAIAS MOURA”

  • Troya D'souza disse:

    Parabéns, nobre confrade! Tenho certeza que a sua presença: enriquece, abrilhanta e fortalece muito o nosso colegiado poético. Forte abraço, muito sucesso e seja bem vindo.
    Atenciosamente: o poeta e amigo, Troya D’souza!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>