Cadeira 10: NAIKER DÀLMASO

NAIKER DÀLMASO

 

 

Membro da Academia Literária
Padrinho: Iranildo Marques

 

 

NAIKER DÀLMASO, nasceu no ano de 1985 em Vila Velha, no estado do Espírito Santo, Brasil. Atualmente reside em Oxford, Inglaterra, onde compõe seus versos e publica seus trabalhos independentes.

Sendo autor de uma coletânea de poemas, cordéis, folhetins de trovas e músicas. O poeta tem suas obras veiculadas em revistas literárias e diversas antologias.

A sua participação em instituições como a Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA); Academia Internacional de Ciências, Letras e Artes Brasilis (AICLAB); Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB); e Academia Literária do Clube da Poesia Nordestina (ALCPN),mostra seu comprometimento com a cena literária, demonstrando sua influência e conexão com a comunidade artística brasileira.

 

PATRONO:

Narciso Araújo

 

Narciso Araújo, nasceu em Vila de Itapemirim, Espírito Santo, em 6 de agosto de 1877, cursou o Pedro II e bachare­lou-se pela Faculdade de Direito, no Rio de Janeiro, onde participou ativamente do movimento simbolis­ta, retomando depois para sua cidade, onde sempre viveu, sendo chamado “o solitário de Itapemirim”. Foi deputado ao Congresso Estadual do Espírito Santo, onde sua consciência ficou desiludida. Recusou re­tomar ao Rio de Janeiro, a convite de amigos como Cruz e Sousa, Nestor Vítor, Raul Pederneiras e Felix Pacheco. Preferiu viver entre seus livros e publicando poemas em jornais. Em 1941 foi eleito “Príncipe dos Poetas Capixabas” e teve editada uma série das suas Poesias. Faleceu em 16 de abril de 1944.

Referência: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/espirito_santo/naciso_araujo.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>