Cadeira 16: EDIONALDO SOUZA

Edionaldo Souza

Membro da Academia Literária
Padrinho:

Edionaldo Gonçalves de Souza, (50), em Paulo Afonso/BA, filho de Francisco Anacreonte B. Souza e Elizabeth G. de Souza (in memorians), Bacharel em Administração pela FASETE/Uniasselvi e Bacharel em Teologia pelo Instituto Gamaliel de Pernambuco, Artista Plástico, Escritor, Artesão, Poeta e Cordelista. Autor do Livro “Uma Prosa entre o Poema e a Poesia” (2020) pela Oxente Editora e Produção Gráfica, Autor de Diversos títulos em Literatura de Cordel, Tem poemas publicados em várias Antologias Poéticas no Brasil, premiado por

quatro anos seguidos no Festival Vamos Fazer Poesia na cidade de Serra Talhada/PE, um dos maiores festivais de poesia do planeta, bem como em muitos concursos de poesias nacionais e internacionais. É membro efetivo da Academia Literária do Clube da Poesia Nordestina (Cad.16) e membro vitalício da AILAP (Academia Internacional de Literatura e Artes Poetas Além do Tempo) Cad. 53.

Patrono

Eurico Alves Boaventura

Eurico Alves Boaventura, poeta, cronista e ensaísta, nasceu em Feira de Santana, na Bahia, em 1909. Foi um dos principais nomes do grupo modernista baiano surgido em torno da revista Arco e Flexa e um dos maiores expoentes de uma literatura modernista ainda muito desconhecida do grande público. Deixou muitos textos inéditos, alguns deles publicados postumamente como Fidalgos e Vaqueiros (Universidade Federal da Bahia, 1989) e Poesias (Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1991). Sua obra singular é marcada por um verso livre incisivo e seus temas variam do urbanismo típico da primeiras gerações de modernistas do Brasil ao gosto requintado e autêntico de um regionalismo que lhe era demasiadamente peculiar. Na simplicidade dos versos de Eurico Alves é possível perceber um dos elementos próprios da cultura nordestina – a figura do vaqueiro e do povo do sertão.