Cadeira 23: Ticiano Félix

 

 

 

Ticiano Dantas Félix, nasceu em 06/05/1975 em Curaçá-Ba, onde reside até hoje; filho do poeta Herval Francisco Félix e da professora de História Maria do Socorro Dantas Félix.

Trabalha como Supervisor Comercial de frutas, agricultor e pecuarista. Formado na Escola Agrotécnica de Juazeiro-BA.

Fez o curso superior na Faculdade de Administração de Pequenas e Médias Empresas, pela Unopar em Juazeiro-BA.

Patrono

 

Ignácio da Catingueira

 

 

Ignácio da Catingueira nasceu em 31 de Julho de 1845, foi um escravo, poeta, cantador e repentista brasileiro.

Analfabeto e de pai desconhecido, sequer tinha sobrenome, por isso, ficou conhecido como Ignácio da Catingueira; por ter nascido e crescido, escravizado, na Fazenda Catingueira, hoje município da Paraíba.

Fez fama ao duelar na década de 1870, na então Vila de Patos PB, com Romano da Mãe D’água, até então mais famoso repentista do sertão paraibano. Para muitos sagrou-se vencedor do que alguns historiadores chamam da “Mãe das Pelejas”, “Primeira Peleja”, ou a Maior das Pelejas”.

Morreu por consequência de uma pneumonia, em 1878 ou 1879, não se tem convicção da data, o certo é que até hoje é lembrado como um dos maiores repentistas do Nordeste brasileiro.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>