Janycley Fonseca
Sou Janycley da Penha Fonseca, professora do RN, pedagoga especialista em Tecnologia da educação pela PUC/RJ. Natural de Assú/RN conhecida como a terra dos Poetas e berço de grandes nomes da cultura potiguar. Membro da ALAMP, da Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares. Três coletânea de poesias publicadas, e dois cordéis Gosto de cantar tocar violão e viajar pelo Brasil pilotando moto ou dirigindo carro. Espírito de liberdade e aventura com responsabilidade!
Patrono
Renato Caldas
O poeta Renato Caldas nasceu em Assu/RN, no dia 08 de outubro de 1902. Durante a II Guerra Mundial trabalhou em Parnamirim/RN. Depois trabalhou no DNOCS e no DER. Publicou os livros “Fulô do Mato”, “Poesias”, “Meu Rio Grande do Norte” e “Pé de Escada”. Faleceu em Assu no dia 26 de outubro de 1991.
Tinha ele a fama de boêmio e de notável improvisador. Pelo estilo rude e original dos seus versos, recebeu a alcunha de “O poeta das melodias selvagens”. Os seus versos abordam temas como a vida simples do homem do campo, a natureza, o amor e a beleza da mulher. Faz uso de uma linguagem rudimentar do povo sertanejo.
A exaltação à beleza e o desejo do homem simples, que ama e que sofre, são expressos em versos como:
Fulô do mato, Lagoa das moças, Enxurrada mardita, Reboliço entre outras tantas!