Cadeira 63: Mané Gostoso Neto

 

 

Filho do Pajeú, da cidade de Floresta – PE, residente na cidade de Juazeiro – BA, no bairro Piranga I. Florestano de alma, juazeirense de coração. Poeta, xilogravurista, escultor, artesão, ilustrador apaixonado pelo sertão e suas raízes. Formado em Arqueologia e Preservação Patrimonial – UNIVASF. Autor dos livros: No caminho das mulheres que sempre dizem sim, Senhor reticencias, Paraíso perdido, Raissa, Todos querem me conhecer e O espín quando é pra furar já nasce com a pontinha. Leonardo de Farias Leal, ou melhor, Mané Gostoso Neto, traz dentro de si a rebeldia, o povo, e saudades do seu lugar.

 

Patrono

João Birico Filho

 

João Gomes de Menezes Filho (João Birico Filho) nasceu no município de Floresta- PE no dia 23 de setembro de 1951, quando cursava o 1° ano ginasial no Ginásio Industrial Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, em 1968 foi vítima de uma doença neurológica que o deixou paraplégico.

Talvez por ter nascido em uma fazenda tornou-se um grande defensor da natureza e das causas sociais, viveu desde 1988 em uma cama, aprendeu conviver com o seu imobilismo e foi iluminado pela poesia passando a fazer versos. Autor de três livros: Versos Rimados: uma janela para o mundo (1995); Gotas de Reflexão (1997) e Entre Flores e Espinhos (2000).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>