Cadeira 87: Orlando Queiroz

 

 

 

Orlando Queiroz,

Cearense, nascido na fazenda Alto da Pedra, município de Quixadá, no dia 25 de Agosto de 1958, aposentado da Caixa Econômica Federal.

Filho de Maria Zuleida e Pio Nogueira de Queiroz, casado com Vera Queiroz, pai de Iara Maria e Pedro Henrique.

Fundador e atual presidente do Clube da Viola, entidade cuja missão principal é o resgate e a difusão das manifestações populares nordestinas, notadamente a Arte do Repente.

Patrono

Cego Aderaldo

 

Aderaldo Ferreira de Araújo, nasceu no Crato em 24 de junho de 1878, mais conhecido como “Cego Aderaldo” foi um poeta popular cearense que se destacou por seu raciocínio rápido ao improvisar ao som de uma rabeca ou viola.

Mudou-se com a família para Quixadá/CE aos 2 anos de idade, onde descobriu o dom da poesia pouco depois de perder a visão em um acidente. Segundo o próprio, a descoberta ocorreu quando teve um sonho em versos. Quando sua mãe faleceu, Aderaldo decidiu viajar pelo sertão nordestino fazendo apresentações.

Cego Aderaldo faleceu em Fortaleza aos 89 anos, no dia 29 de Junho de 1967 sem nunca ter casado, porém criou 26 filhos adotivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>