Cadeira 92: Josias Souza

 

 

 

Josias de Souza Lopes é natural de Maceió Alagoas nasceu no dia 01 de março de 1975, filho de Antônio Lopes (PB) e Maria Osminda (PE), casado com Genilda Nunes e pai de Priscila e Jonatas. Ainda criança gostava de ler literatura de Cordel e contava muitas estórias engraçadas ao visitar amigos. Convertido ao evangelho foi chamado para pastorear Igrejas da Assembleia de Deus em Alagoas, formou-se em teologia passando a lecionar diversas disciplinas do curso como: Teologia Pastoral, Hermenêutica, Homilética, Comunicação Cristã, História do Cristianismo etc. no alto sertão alagoano e no vale do Paraíba. Está cursando faculdade de psicologia.
Comunicador de rádio, atualmente apresenta o programa Sem Fronteiras (aos sábados) na rádio Quilombo FM em União dos Palmares AL.
É cantor e compositor cristão de diversas músicas como a oficial dos cem anos da AD em Alagoas. Tem diversas obras em literatura de Cordel publicadas, mantendo um canal no YouTube e uma página no Facebook  e Instagram com o nome: Cordel que Evangeliza. Posta em grupos  de watts ZAP diversos poemas com temas da atualidade que tem sido usados  em salas de aulas. Agora membro da academia virtual ocupando a cadeira 92.

Patrono

Solon Teixeira Gomes

 

 

Solon Teixeira Gomes, nasceu no dia 24 de julho de 1927, na cidade de Arcoverde, em Pernambuco.  Filho de Antônio Teixeira e de Maria Teixeira Gomes. Perdeu a mãe quando tinha oito anos passando a morar com as tias. Se converteu ao Evangelho, em maio de 1945, no município de Santana do Ipanema.
Aos 18 anos, foi morar em Alagoas onde trabalhou na pavimentação de rodovias federais. Chegando a ser funcionário da Chesf. Nesta companhia trabalhou 24 anos como auxiliar de escritório.
Logo quando quando se converteu foi escolhido para ser auxiliar do pastor José Antônio. Isso aconteceu no ano de 1947, no povoado de Coité, terras de Campo Alegre.
Casou-se com Enide de Queiroz Gomes da cidade de Delmiro Gouveia, do casamento vieram 12 filhos, netos e bisnetos.
Depois de dirigir a Assembléia de Deus no bairro Tabuleiro do Martins em Maceió foi para o interior. No dia 26 de fevereiro de 1977, tomou posse no campo de Viçosa, e depois pastoreou outras cidades do interior do estado.
Seu dom como poeta cristão era notável por gostar de recitar poemas escritos por ele. Destacava-se no Jornal Novas de Esperança  com a publicação das curiosidades bíblicas.
O pastor e poeta Solon Teixeira nos deixou para está nos braços de Deus  no dia 05 de abril de 2001, deixando o legado do seu bom testemunho por onde passou. Os seus feitos e escritos jamais serão esquecidos.

Um comentário em “Cadeira 92: Josias Souza”

  • KEDSON DE QUEIROZ ANDRADE disse:

    Quero registrar minhas congratulações ao distinto Poeta e Pastor Josias Souza por nos brindar com lindas peças poéticas!
    O dom de juntar palavras que combinam sons e transformá-las em rimas, nos encanta e nos fascina!!
    Sou neto do Patrono do nobre poeta Josias, me sinto feliz e honrado por vê-lo lembrado nesta tão nobre galeria!
    Meu Avô, Poeta e Pastor Solon Teixeira, nos legou um arcabouço fenomenal de lindas poesias e rimas, contribuindo para a cultura popular nordestina tão rica e vibrante, pois é formada por homens e mulheres de talentos estupendos como esses dois magníficos, que ora são honrados para sempre neste importante Clube da Poesia Nordestina!!
    Recebam minhas efusivas honrarias!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>