Cadeira 103: Edionaldo Souza

Edionaldo Souza

 

Edionaldo Gonçalves de Souza, é baiano nascido em Paulo Afonso/BA, filho de Francisco Anacreont B. de Souza e Elizabeth G. de Souza, oriundos de Pesqueira/PE, casado com a Advogada Elisangela da S. Souza. É Bacharel em Administração pela FASETE/Uniasselvi e Bacharel em Teologia pelo Instituto Gamaliel de Pernambuco. Artista Plástico, Artesão e Poeta, traz no sangue o DNA de artista herdado do seu pai que foi músico, cantador de trovas, repentes e toadas nordestinas.

Defensor das tradições e do estilo de vida do sertanejo, enfatiza em seus escritos o cotidiano e as histórias de lutas e vitórias do povo do Sertão, o sentimentalismo e as aventuras amorosas de um autêntico nordestino que sonha com dias melhores.

É autor do livro “Uma Prosa entre o Poema e Poesia” (2021), pela Oxente Produção Cultural e Editoração Gráfica, de Paulo Afonso/BA.

Vencedor de vários festivais e concursos de músicas em 2020, tendo seus poemas interpretados musicalmente pela cantora Naomy Marcelle.

 

Patrono

Eurico Alves Boaventura

 

Eurico Alves Boaventura, poeta, cronista e ensaísta, nasceu em Feira de Santana, na Bahia, em 1909. Foi um dos principais nomes do grupo modernista baiano surgido em torno da revista Arco e Flexa e um dos maiores expoentes de uma literatura modernista ainda muito desconhecida do grande público. Deixou muitos textos inéditos, alguns deles publicados postumamente como Fidalgos e Vaqueiros (Universidade Federal da Bahia, 1989) e Poesias (Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1991). Sua obra singular é marcada por um verso livre incisivo e seus temas variam do urbanismo típico da primeiras gerações de modernistas do Brasil ao gosto requintado e autêntico de um regionalismo que lhe era demasiadamente peculiar. Na simplicidade dos versos de Eurico Alves é possível perceber um dos elementos próprios da cultura nordestina – a figura do vaqueiro e do povo do sertão.

Um comentário em “Cadeira 103: Edionaldo Souza”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>