Cadeira 112: Fabrícia Martins

 

 

 

Fabrícia Martins da Silva nasceu em Caridade – Ceará em dezesseis de agosto de noventa e seis e viveu por dez anos no interior da cidade onde adorava ouvir os causos que sua avó costumava contar. Atualmente reside em Fortaleza/CE e cursa Letras na Universidade Estadual do Ceará. Adora escrever, em especial poemas e cordéis. Integra o grupo Mulherio das Letras – Ceará e faz parte da Casa do Cordel Mulheres Cordelistas. Já participou de várias antologias, entre elas as renomadas coletâneas de poemas e minicontos infantis, organizadas pelo Instituto Horácio Dídimo (CE). A poetisa sonhadora tem ciência de que a poesia transforma vidas, colore rotinas, adoça os dias e por isso deve ser sempre bem vinda.

 

Patrono

 

Arievaldo Viana Lima

 

Arievaldo Viana Lima nasceu em 18 de setembro de 1967 em Quixeramobim/CE. Viveu parte da vida em Canindé/CE. Foi um radialista, cordelista, ilustrador, publicitário e poeta popular. Um dos mais conhecidos cordelistas brasileiros, em 2000 foi eleito membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ocupando a cadeira de nº 40. Foi idealizador do projeto Acorda Cordel na Sala de Aula, que utiliza a poesia popular na alfabetização de jovens e adultos, adotado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Canindé – CE e diversos outros municípios brasileiros. Percorreu vários estados ministrando oficinas e realizando palestras sobre Literatura de Cordel. Atuou como consultor e redator de uma série de programas da TV ESCOLA sobre cordel. O cordelista faleceu em 30 de maio de 2020 em Fortaleza – Ceará, aos 52 anos vítima de uma infecção bacteriana. Deixou esposa, filhos e uma legião de amigos apreciadores do seu trabalho.

 

Principais obras

O baú da gaiatice

No tempo da lamparina

Acorda Cordel na sala de aula: a literatura popular como ferramenta auxiliar na educação

Sertão em desencanto – Gênesis sertaneja I volume de memórias

Leandro Gomes de Barros: o mestre da literatura de cordel – vida e obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>