Cadeira 114: Salete Nascimento

Salete Nascimento

Maria Salete da Costa Nascimento, é natural de Nossa senhora das Dores – Aracaju – SE, Cidadã Estanciana e Aracajuana por Lei. Nasceu no dia 26/03/1948. É filha de Fenelon Soares da Costa e Marinete Alves Dantas (em memória).
Poetisa, escritora e cordelista, compositora. Concluiu o primário no Grupo Escolar General Calazans o Admissão em Nossa Senhora das Dores-SE, também o Admissão ao Ginásio. Concursada para o cargo de professora no mesmo município, para lecionar no Povoado Gado Bravo. Concluiu o Ginasial o curso pedagógico e o adicional, pelo Colégio Cenecista Graccho Cardoso e o Curso superior pela Universidade Tiradentes (UNIT), em Estância/SE. Fundadora da ASCORESE – Associação dos Cordelistas e Repentistas do Estado, da ASCOFE -Associação Feminina de Estância, das Academias: Estanciana, cadeira nº 14 Dorense, Cadeira nº 04, Vice-presidente, Maruiense, cadeira nº 04, Academia Sergipana de Cordel, Cadeira de nº 07, ocupando o cargo de Vice-presidente. Academia Brasil Suíça, Cadeira nº 06, Academia Literária Virtual em Pernambuco, cadeira nº 114. também fundadora da Academia Alagoana de Cordel. Proferiu palestras sobre “A mulher no Cordel’, No Auditória Marcelo Deda no Museu da Gente Sergipana, nas escolas de Nossa Senhora das Dores, IFES em Itabaiana, Estância, Canindé, Lagarto, em escolas do Estado e do Município em Aracaju, na Universidade Tiradentes, Farolandia, recebendo Menção honrosa do Reitor. Dr. Uchôa Participou ativamente de eventos sobre literatura de cordel nas Bibliotecas:  Clodomir Silva, Epifânio Dórea, Casa do Cordel, em outras cidades.  Autora de mais de 100 exemplares de cordel, do livro de poesia “Nas Asas do Vento” de Contos fantasmáticos, “Vivências Sobrenaturais e Outros Causos”, de História: A Expressão Poética Estanciana. Participou da exposição dos seus livros e cordéis da 1ª a 5ª Bienal de Itabaiana, na Bienal de Maceió/Alagoas, Na FLISE em Aracaju, na FLIG em Nossa Senhora da Glória. Participou de 35 Antologias com poesias e cordéis.